Exposição Seis Vidreiras
Gravura Galeria destaca esculturas de grupo de vidreiras
Iniciando no dia 9 de outubro, a mostra seis videiras reúne os trabalhos de Carmen Pietoso, Josephina Kern, Jaqueline Noleto, Maryl Rodrigues, Norma Felhberg e Olga Liberari, que criam esculturas em vidro utilizando diferentes técnicas, como fusing, lampwork, sopro, casting, entre outras. A mostra ficará em cartaz até 1º de novembro na Gravura.
Carmen Pietoso já participou de exposições na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Ministério Público, na Casa de Cultura de Caxias do Sul e também em Buenos Aires.
Josephina Kern possui cursos em lampwork, sopro, fusing e casting. É professora estadual de desenho e, atualmente, ministra cursos de vidro em Porto Alegre.
Jaqueline Noleto é formada em Artes Visuais, fez cursos na Argentina, no Chile, na Itália, em Londres, e produz peças em fusing há 15 anos, técnica que também ensina em seu ateliê.
Maryl Rodrigues é graduada em Artes Visuais com extensão em Pesquisa Cerâmica pela UFRGS. Foi Presidente da Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Sul e diretora do Núcleo de Gravura do Estado.
Norma Fehlberg é fundadora da associação brasileira dos artistas vidreiros, participando e organizando de todas as exposições promovidas pela entidade. Atualmente, cursa o último semestre de licenciatura em Artes visuais na Ulbra de Canoas (RS).
Olga Liberali é especialista em Arte Educação e foi professora da Faculdade de Artes Visuais e Desenho da Fundação Machado de Assis, em Santa Rosa (RS), onde mantém uma oficina de artes, trabalhando e ministrando cursos de mosaico, aquarela, desenho, papl machê e vitrofusão. Tem diversas interferências urbanas permanentes na cidade, tais como monumentos e murais em metal, mosaico e vidro.
Serviço
Exposição Seis Vidreiras, de Carmen Pietoso, Josephina Kern, Jaqueline Noleto,
Maryl Rodrigues, Norma Felhberg e Olga Liberari
Abertura: 9 de outubro de 2014, quinta-feira, às 19h
Visitação: até 1º de novembro de 2014, sábado
Horários: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.
Realização: Gravura Galeria de Arte
Endereço: Rua Corte Real , 647 | Petrópolis | Porto Alegre
www.gravuragaleria.com.br | gravura@gravuragaleria.com.br
Fone: (51) 3333-1946
Materno Moderno e Eterno
Gravura Galeria abre exposição em homenagem ao Dia das Mães
A próxima exposição da Gravura Galeria será em homenagem ao Dia das Mães. Intitulada “Materno, Moderno & Eterno”, a mostra contempla obras em pintura, gravura, escultura, de 31 artistas: Adriana Giora, Ana Álvares Tita, Biba Mattos, Benno Pferscher, Breno Nora, Claudia Duarte, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Djalmira Rosa, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Gilberto Sibemberg, Julia Streppel, Kika Zanella, Márcia Marostega, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marília Fayh, Marion Lunke, Mariza Fischer, Paulo Amaral, Rodrigo Correa, Roseli Deon, Rosy Moreno, Suzi Etchepare, Susana Luft, Soraya Girotto, Traudi Meuer, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker e Victor Hugo Porto
A abertura está marcada para o dia 18 de abril, quinta-feira, a partir das 20h. No mesmo dia, às 19h haverá um workshop para arquitetos em parceria com a AAI Brasil/RS (Associação de Arquitetos de Interiores) com o tema “Quem tem medo da arte contemporânea”, ministrado pela professora Ana Zavadil, no novo espaço de cursos Rosita Galbinski da Gravura Galeria. A exposição “Materno, Moderno & Eterno” fica em cartaz até 11 de maio.
Exposição “Materno, Moderno e Eterno” – pintura, gravura e escultura de 31 artistas
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647, Porto Alegre
Abertura: 18 de abril de 2013, quinta-feira, às 20h
Visitação: até 11 de maio de 2013
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30
Ondina
Diferentes técnicas em nova exposição da Gravura
A artista plástica Ondina Pozoco apresenta obras em cerâmica, pintura, aquarela, litogravura e guache, sob o tema Cabeças Africanas
A partir de 3 de outubro, a Gravura Galeria de Arte estará exibindo as obras de Ondina Pozoco. Essa porto-alegrense se dedica formalmente às artes plásticas desde 1974, quando fez um curso no Atelier Livre, instituição mantida pela prefeitura da capital gaúcha. Aprendeu sobre desenho, pintura, litografia, calcografia, serigrafia e história da arte.
A partir de 1980, Ondina passou a participar de salões de arte locais e de mostras coletivas e individuais, no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros. Também teve a oportunidade de mostrar seus trabalhos no exterior, em países como Bélgica, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Franca, Porto Rico e Coreia do Sul.
Ano passado, Ondina participou da 7ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea da cidade de Firenze, na Itália. Essa oportunidade lhe valeu convites para outras bienais Internacionais, assim como para publicar seu trabalho em revistas e livros internacionais de artes.
Atualmente, a artista mantém ateliê e trabalha regularmente com pintura, desenho e fotografia. Sua exposição na Gravura Galeria é batizada de Cabeças Africanas e se constitui de obras em cerâmica, pintura, aquarela, litogravura e guache, em um total de 33 peças.
A série Cabeças Africanas é consequência de outro trabalho de Ondina, chamado de Criados Mudos. “Trabalhando muito com materiais diversos e diferentes temáticas, durante anos, cheguei aos Criados Mudos. Não satisfeita com as cabeças dessa série, passei a estudar mais detalhadamente minha afrodescendência, o que me levou à criação das Cabeças Africanas”, explica a artista.
A cerâmica se destaca na série Cabeças Africanas, com 11 peças. Além dos rostos, há vasos em cerâmica, que são feitos em oleiro e pintados por Ondina Pozoco. A exposição na Gravura Galeria inaugura no dia 3 de outubro, com coquetel de abertura a partir das 19h. E fica aberta à visitação até 30 de outubro.
Exposição Cabeças Africanas, de Ondina Pozoco
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647, Porto Alegre
Abertura: 3 de outubro de 2012, quarta-feira, às 90h
Visitação: até 30 de outubro de 2012
Horário: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30
Criações Inusitadas
Gravura Galeria abre espaço para novos talentos da arte
Exposição “Criações Inusitadas”, que começa dia 6 de outubro, traz trabalhos de artistas emergentes
Contribuir para a aproximação da arte com o público consumidor, divulgando e incentivando as várias expressões culturais. Essa tem sido a missão da Gravura Galeria de Arte, de Porto Alegre, que completa 15 anos de história em 2011.
Como parte das comemorações, a Gravura decidiu dar oportunidade para o surgimento de novos talentos artísticos no Rio Grande do Sul. Para tanto, abriu um edital, visando selecionar obras de artistas emergentes, desde acadêmicos dos cursos superiores de Artes Plásticas, até criadores já atuantes, mas que não tiveram ainda a chance de mostrar seu trabalho.
As inscrições aconteceram até o final de agosto, através de formulário disponibilizado no blog http://galeriagravura.blogspot.com. Foram aceitos pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos, entre outras modalidades de trabalhos, sob tema livre.
No total, 52 artistas se inscreveram. E no dia 2 de setembro, a Comissão de Seleção, formada por Neiva Bonhs, professora e pesquisadora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, curadora, historiadora e crítica de artes; por Paulo C. B. Amaral, engenheiro civil e artista plástico, ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e membro da Academia Brasileira de Belas Artes; e por Regina Galbinski Teitelbaum, arquiteta e diretora da Gravura Galeria de Arte, deu seu veredicto.
Dezesseis artistas tiveram seus trabalhos classificados para a exposição coletiva que a Gravura Galeria promoverá de 6 de outubro a 5 de novembro de 2011: Alci Bubols, Camila Camargo, Daniela Nunes, Grupo Superfície, Gustavo Rigon, Jandora Jakobson, Karin Lange, Kira Luá, Leonor Moura, Letícia Lampert, Luci Sgorla, Marilia Martin, Marli Amado Araújo, Nato Silva, Raphael Jacques e Ricardo Wittmann. Entre os trabalhos, sete pinturas, três esculturas, duas fotografias, três objetos tridimensionais e um desenho.
A ótima qualidade em geral das criações inscritas foi o destaque para a Comissão de Seleção. A despeito de algumas poucas divergências, a escolha dos finalistas foi unânime entre os três avaliadores. O mais jovem artista classificado foi Raphael Jacques, de 16 anos, que mora em Gramado.
Serviço
Exposição Criações Inusitadas – novos talentos da arte
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre)
Coquetel de inauguração: quinta-feira, dia 6 de outubro, às 20h
Visitação: de 6 de outubro a 5 de novembro de 2011
Horário: segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30
Fone: (51) 3333-1946 – gravura@gravuragaleria.com.br