Gravura Galeria de Arte apresenta a exposição de esculturas “Corpos”

Na primeira exposição do ano, a artista Judith Vergara Martins Costa traz obras em bronze e resina

A Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis) apresenta a primeira exposição de 2025: “Corpos”, da artista Judith Vergara Martins Costa. O vernissage acontece no dia 12 de março, das 18h30 às 20h30. E a visitação pode ser conferida até o dia 05 de abril – de segundas às sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

A exposição “Corpos” traz peças esculpidas na brutalidade da argila que ganham leveza através das mãos de Judith. A modelagem da matéria-prima bruta e a transformação em peças sensíveis e afetivas é o principal destaque da artista. Mesmo com a sensibilidade, através do conjunto de corpos entrelaçados, abraçados e interligados, as esculturas são firmes, precisas e oponentes, contando histórias sobre a dança harmônica da vida. A emoção de toda a trajetória humana é captada nas obras trazendo um convite à introspecção e à memória. Filha do escultor Cláudio Martins Costa (1932-2008), Judith faz jus em sua arte à linguagem escultórica definida pelo seu pai como “emoção em volume”.

Judith é graduada em direito e foi Auditora Pública durante 30 anos, no Tribunal de Contas do Estado do RS. A vida na arte iniciou na década de 80, no ateliê do pai, esculpindo cerâmicas e joias. Nos anos 90, frequentou o Ateliê Livre da prefeitura de Porto Alegre e em 2020, por conta da pandemia de COVID-10, estabeleceu seu próprio ateliê em Torres – RS, no qual começou a dedicação integral às esculturas.

SERVIÇO | EXPOSIÇÃO “CORPOS”, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE

Vernissage: 12/03/2025, quarta-feira, das 18h30 às 20h30.
Visitação: de 13/03/2025 até 05/04/2025, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS
Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.
Instagram: gravuragaleria
Site: www.gravuragaleria.com.br

Gravura Galeria de Arte comemora os 20 anos de Veraneio Atlântida Arte

Exposição coletiva leva obras de 24 artistas a Xangri-lá

A mostra coletiva da Gravura Galeria de Arte comemora, em 2025, os 20 anos de Veraneio Atlântida Arte, evento que leva arte ao litoral norte gaúcho. A mostra artística, que contará com a participação de 24 artistas, abrirá suas portas no dia 04 de janeiro e fica disponível até 1º de março, esperando grande público durante alta temporada.

A novidade dessa edição comemorativa será o novo local: Elevato Casa – a mais nova loja de móveis e objetos de decoração do Grupo Elevato no litotal (Av. Paraguassu, 5199 – Xangri-lá), de segunda a sábado, das 9h às 18h. Entre alguns dos artistas que participarão da exposição estão Heloisa Helena de Criciúma, Santa Catarina; Marcelo Hübner com a série Banhistas e Victor Hugo Porto, de Caxias do Sul. Expondo suas obras pela primeira vez em Atlântida estão Bia Macedo, diretamente de Gramado; Heloísa Zorzi de Belém-PA, que reside em Torres-RS e Isabel Ferreira da capital gaúcha.

O Veraneio Atlântida Arte oferece um mar de possibilidades e experiências artísticas com entrada gratuita e um espaço de visitação que conta com aproximadamente 750m². A grande área de exposição permite que todas as obras sejam apreciadas individualmente e o público circule livremente.

Confira todos os artistas que irão expor seus trabalhos no Veraneio Atlântida Arte: 

Bia Macedo; Helena Schwalbe; Heloisa Helena; Heloisa Zorzi; Isabel Ferreira; Isabel Marroni; Ivone Rabelo; Jane Maria; Kika Herrmann; Lygia Vasconcellos; Lorena Steiner; Marcelo Hübner; Marcelo Zanini; Margarida Stein; Mariana Sperotto; Marília Chartune; Marion Lunke; Paulo Chiele; Rejane Karam; Rosamaria Feltrin; Tânia Cauduro; Vera Hemb Becker; Vitória Davoglio Ribas e Victor Hugo Porto.

SERVIÇO | 20 ANOS DE VERANEIO ATLÂNTIDA ARTE

Vernissage: Sábado,04 de janeiro de 2025 das 16h às 18h

Visitação: 04/01/2025 até 01/03/2025

De segunda a sexta das 9h às 12hs e das 13h30 às 18h30 e sábado das 9h às 18h (sem fechar ao meio dia)

Endereço: Av. Paraguassú, 5199 – Xangri-lá (Elevato Casa)

Entrada franca.

Gravura Galeria de Arte apresenta a exposição Veracidade, com obras de mais de 30 fotógrafos gaúchos

A mostra será a retomada do projeto, interrompido pelas enchentes de maio

A Gravura Galeria de Arte (na Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis) apresenta a última exposição do ano: “Veracidade” – projeto com fotografias de 31 profissionais. O vernissage ocorre no dia 05 de dezembro, das 18h30 às 20h30, e os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 11 de janeiro de 2025 – de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Veracidade, com curadoria de Denise Giacomoni, foi inaugurada no porão do Paço da Prefeitura Municipal em 26 de março de 2024, com previsão de permanecer no local por cerca de sessenta dias, e acabou se tornando um dos tantos eventos suspensos pela enchente de maio.  Com a tomada da cidade pelas águas do Guaíba, as fotografias tiveram de ser retiradas às pressas, sendo levadas para um lugar seguro nas dependências da própria Prefeitura, enquanto o porão era inundado pela água que chegou até seu teto.  A mostra reunia cerca de 50 fotos, de quase quarenta fotógrafos, tendo como homenageado Eurico Salis, com exibição de duas fotos de sua autoria.

Com isto, esta exposição na Gravura Galeria de Arte, de autoria de mais de trinta fotógrafos, é a retomada do projeto, que ganha uma força inesperada – já que grande parte dos locais, objetos das fotografias, foram alcançados pela enchente. Alguns modificados pelas águas, outros ainda interditados parcial ou totalmente, e espaços que até mesmo deixaram de existir na forma como antes eram conhecidos. Poderão ser conferidas fotografias em preto e branco, que retratam a capital gaúcha, mostrando seus detalhes nem sempre vistos ou observados – buscando atrair o observador para objetos e significados da cidade.

Fotógrafos em exposição:

Alexandre Freitas, Andrea Barros, Anelise Barra Ferreira, Ayres Potthoff, ⁠Bia Donelli, ⁠Cynthia Jappur, ⁠Denise Giacomoni, Eurico Salis, Fernando Pires, Gerson Turelly, Gustavo Monteiro, Gutemberg Ostemberg, Heloísa Averbuck, ⁠José Roque Guimarães, Kathy Esposito, Laércio de Menezes, Leda Zimmermann, ⁠Luiz Filipe Varella, Marcelo Leal, ⁠Margaret Abreu, Maria Sallet Domingues, Martin Titton, Najara Silva, Paulo Paim, Rogério Soares, ⁠Ruth Johnson Greco, Selmar Medeiros, ⁠Victor Ghiorzi, ⁠Vinícius Tabajara, Wanderlei Oliveira e William K Clavijo.

SERVIÇO | Gravura Galeria de Arte apresenta a exposição Veracidade, com obras de mais de 30 fotógrafos gaúchos

Vernissage: 05/12/2024, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: 06/12/2024 até 31/01/2025, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS

Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Instagram: gravuragaleria  

Site: www.gravuragaleria.com.br

GRAVURA GALERIA DE ARTE

Inaugurada em meados de 1996, a Gravura Galeria de Arte é coordenada pela arquiteta Regina Galbinski Teitelbaum. O acervo conta com mais de cem artistas visuais com obras de arte em pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias. A Gravura mantém uma programação intensa de exposições, individuais e coletivas, com o objetivo de divulgar a arte ao grande público e de atingir um número cada vez maior de apreciadores.

Gravura Galeria de Arte apresenta duas exposições em novembro: “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos” e “O Elo Invisível”

Os artistas Eduardo Mester e Mariella Horianskï trazem diferentes perspectivas sobre cidades

A Gravura Galeria de Arte (na Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis) apresenta duas novas exposições: “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos”, na Sala Negra, pelo artista Eduardo Mester. Já na Sala Branca, Mariella Horianskï está expondo as obras de “O Elo Invisível”. O vernissage ocorre no dia 07 de novembro, das 18h30 às 20h30 e os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 30 de novembro, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

“Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos” é uma imersão nas profundezas das metrópoles e das emoções humanas, em que Eduardo Mester se posiciona como um observador invisível, refletindo suas próprias vivências no caos urbano. Ele retrata não apenas as cidades sem nome, como também a jornada de um indivíduo em busca de sentido e conexão em meio ao tumulto e à solidão. A exposição é uma celebração da resiliência humana e um testemunho da luta pessoal de Mester. Suas obras oferecem mais do que apenas uma visão da vida urbana; são um convite para refletir sobre nossa própria luta por pertencimento, conexão e significado em um mundo que parece, muitas vezes, indiferente e caótico.

A experiência que nos traz a artista Mariella Horianskï começa com a busca abstrata dos elementos da natureza. Ao ser impactada por um período de profunda introspecção provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, Horianskï se propôs a explorar “O Elo Invisível” entre a natureza, a resiliência humana em tempos de adversidade, e a capacidade de transformação que emerge das cicatrizes deixadas pelas circunstâncias. A artista fez monotipia – impressões naturais no ambiente – quando as águas começavam a se retirar da Praça da Alfândega, dando origem a estas novas obras singulares. O uso de impressões recriadas, que incorporam pigmentos e elementos da própria terra devastada, permitiu conectar a matéria física à essência espiritual que a atravessa. A exposição tem a curadoria de Maria Helena Bernardes, que afirma que este é o ponto de virada da arte. “Talvez somente a arte possa nos comover com a beleza da lama fétida. E quando isso acontece, quem sabe, seja o início da cura”, conclui Bernardes.

SERVIÇO | EXPOSIÇÕES “CIDADES INVISÍVEIS – ROSTOS ANÔNIMOS” E “O ELO INVISÍVEL”, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE

Vernissage: 07/11/2024, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: 08/11/2024 até 30/11/2024, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS

Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Instagram: gravuragaleria  

Site: www.gravuragaleria.com.br

Gravura Galeria de Arte

Inaugurada em meados de 1996, a Gravura Galeria de Arte é coordenada pela arquiteta Regina Galbinski Teitelbaum. O acervo conta com mais de cem artistas visuais com obras de arte em pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias. A Gravura mantém uma programação intensa de exposições, individuais e coletivas, com o objetivo de divulgar a arte ao grande público e de atingir um número cada vez maior de apreciadores.

SOBRE MARIELLA HORIANSKÏ

Mariella Horianskï (1970), nascida na Argentina, reside e trabalha em Porto Alegre, Brasil desde 2002. Artista visual formada em Artes Visuais no Instituto de Profesorado Antônio Ruiz de Montoya (Argentina). Profesora en Artes Plásticas, Diseño Gráfico y Comunicación Visual; e Técnica em Artes Plásticas. A artista se interessa por representar o mundo em imagens irreconhecíveis, a fim de provocar o íntimo do espectador, com a sua visão de mundo. Seu trabalho transitou, durante vários anos, pelas artes decorativas- madeira, porcelana, cerâmica, escultura, etc. em uma aprendizagem formal. Atualmente se dedica a produções pictóricas abstratas que procuram ressignificar o que observamos do mundo, proporcionando vigor e transcendência.

SOBRE EDUARDO MESTER

Eduardo Mester é natural de Porto Alegre, RS e formado em arquitetura. Teve seus primeiros contatos com a pintura ainda na graduação, incentivado pelo professor Luiz Antônio Nico. Até 2016, dedicou-se à pintura usando técnicas em escultura e pintura, mesclando diferentes materiais como madeira, MDF, papéis, telas e tecidos em colagens com massa acrílica. Entre 2016 e 2017 frequentou o atelier do pintor Fernando Baril – fazendo um acompanhamento do artista. Já entre 2023 e 2024, fez acompanhamento e mentoria com a curadora Leticia Lau.

Gravura Galeria de Arte promoverá duas novas exposições em outubro

Clara Pechansky e Milene Gensas apresentarão obras a partir do dia 5

A Gravura Galeria de Arte abrirá suas portas para duas novas exposições no próximo mês. A vernissage acontecerá no dia 05 de outubro, das 11 às 13h, e as obras ficarão disponíveis para apreciação até o dia 1º de novembro. A “Miniarte”, assinada pela artista Clara Pechansky, estará exposta na sala negra, já “Lacunas Ancestrais”, de Milene Gensas, será na sala branca.

A edição de número 50 da exposição Miniarte reunirá 156 artistas de 10 países. A mostra internacional, criada há 21 anos, terá como tema de abordagem a paz. A idealizadora e coordenadora geral do projeto é a artista visual gaúcha Clara Pechansky. Os painéis com as obras – pintura, desenho, escultura, gravura, colagem, cerâmica, arte digital, fotografia e objetos –, montados pela restauradora Eliete Pereira, abrigam perspectivas originárias de países como Brasil, Argentina, México, Colômbia, Estados Unidos, Costa Rica, Espanha, Holanda, Irlanda do Norte e Índia. Uma novidade da atual edição da Miniarte foi tornar possível a participação de escritores e poetas.

Entre os artistas do Rio Grande do Sul que estão na Miniarte nomes como: Zoravia Bettiol, Liana Timm, Esther Bianco, Ana Lovatto, Márcia Marostega, Graça Craidy, Nara Fogaça, Anaurelino Barros Neto, Kika Hermann, Rita Gil, Mara Galvani, Susane Kochhann e a própria Clara Pechansky, que também expõe obra. Além disso, integram ao grupo de escritores e poetas: Valesca de Assis, Cátia Simon, Patrícia Langlois, Paulo Wainberg, Marilice Costi, Rute Gusmão e Liana Timm.

Já a exposição assinada pela artista visual Milene Gensas, que tem curadoria de Maria Helena Bernardes, foi batizada como “Lacunas Ancestrais”. Contará com fotografias, objetos, cartas, guardados e imagens geradas por Inteligência Artificial (IA). A artista conta que o processo de criação da instalação decorreu de uma investigação espontânea que vinha fazendo junto à sua família, na tentativa de saber sobre seus antepassados que, diferente do avô materno, não migraram da Polônia para o Brasil, nos anos de 1930.

A curadora da exposição observa que o trabalho da artista “parte de uma curiosidade não despida de assombro, pois a escolha de seu avô por migrar para o Brasil, às portas da guerra, permitiu que uma linha de acontecimentos se desdobrasse até o presente. De outro lado, a permanência dos irmãos do avô na terra natal produziu vácuos narrativos angustiantes: o que teria acontecido com eles? Como teriam sido suas vidas se tivessem também deixado a Europa naquele momento?”.

A instalação, que ocupa a sala branca da Galeria Gravura, está dividida em três partes: uma gira em torno da história comprovada por fatos e documentos; outra trata de uma história construída sobre possíveis fatos e prováveis testemunhos; e uma terceira história dá margem para a artista articular, em liberdade poética, o vivido e o não realizado. Nessa última seção, sonho e vida se mesclam para reafirmar que, enquanto nos lembrarmos que alguém um dia viveu, a brutalidade não terá a última palavra.

As exposições poderão ser conferidas até o dia 1ª de novembro, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30. A Gravura Galeria de Arte está localizada na Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e as obras poderão ser adquiridas no local.

Sobre Gravura Galeria de Arte

Inaugurada em meados de 1996, a Gravura Galeria de Arte é coordenada pela arquiteta Regina Galbinski Teitelbaum. O acervo conta com mais de cem artistas visuais com obras de arte em pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias. A Gravura mantém uma programação intensa de exposições, individuais e coletivas, com o objetivo de divulgar a arte ao grande público e de atingir um número cada vez maior de apreciadores.

Sobre Clara Pechansky

Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes de Pelotas, com Medalha de Ouro. Cursou Licenciatura em Desenho e História da Arte na UFRGS, com cursos de Extensão em Educação Audiovisual. Estudou com Aldo Locatelli, Glenio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Xico Stockinger, Danúbio Gonçalves e Anico Herskovits. Mais de 70 exposições individuais em galerias e museus do Brasil e do exterior. Selecionada e convidada para mais de 200 exposições coletivas, Bienais e Trienais de Desenho e Arte Gráfica em 17 países, recebeu 3 prêmios internacionais, além de homenagens em vários países, devido ao seu trabalho de divulgação da arte brasileira. Sua trajetória inclui individuais na Alemanha, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México e Portugal.

Produção Cultural

Além da atividade como artista visual e ilustradora, Clara Pechansky atua como gestora cultural e social, escrevendo sobre arte, palestrando e criando eventos como o Projeto Ensaio, para o Theatro São Pedro e o Lar da Criança Anne Frank (1998), e Artistas da Vida anos 1 e 2 (1999 e 2000), com Liana Timm. Em 2003 fundou o Projeto Miniarte International, que vem mostrando suas coleções nos cinco continentes, e em 2018 criou o Projeto Fiesta de Paz Brasil.

Sobre Milene Gensas

Formada em arquitetura pela UFRGS em 1998, após 14 anos na profissão, graduou-se  em fotografia avançada pela ESPM-Sul e deu início à carreira de fotógrafa. Com seu trabalho “Caminhos de Pedra em Detalhes”, foi selecionada como destaque com outros 8 colegas do curso de fotografia da ESPM-Sul para fazer parte de uma publicação chamada “9 olhares”.  Em 2021, recebeu a menção honrosa do ND Awards (ND Magazine) na categoria fotografia conceitual. Desenvolve seus trabalhos explorando as possibilidades narrativas da fotografia como base para desenvolver uma poética pessoal, tirando-a de um lugar bidimensional e trazendo-a para um campo escultórico.

SERVIÇO | EXPOSIÇÕES “MINIARTE”, ASSINADA PELA ARTISTA CLARA PECHANSKY, E “LACUNAS ANCESTRAIS”, DE MILENE GENSAS, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE

Vernissage: 05 de outubro de 2024, sábado, das 11h às 13h.

Visitação: 07/10/2024 até 01/11/2024, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre-RS

Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Instagram: gravuragaleria  

Site: www.gravuragaleria.com.br

Gravura Galeria de Arte apresenta duas exposições no final do mês de agosto

Três artistas gaúchas expõem obras que exploram diferentes perspectivas da arte e do cotidiano

A Gravura Galeria de Arte promoverá a vernissage de duas novas exposições no dia 29 de agosto, das 18h30 às 20h30. “Porto Alegre Minha Cidade Joia” será apresentada na Sala Negra pela fotógrafa Liane Neves e pela arquiteta Gladys Neves, que criaram esta exposição unindo seus talentos, tendo como tema a cidade de Porto Alegre. Na Sala Branca, a artista plástica Alessandra Pauletti irá expor pinturas e desenhos em “Labirintos do Pensamento”.

As irmãs Gladys e Liane Neves, pela primeira vez, mostrarão suas artes entrelaçadas. “Porto Alegre Minha Cidade Joia” conta com 21 quadros emoldurados, sem vidro e em tamanhos diferentes, onze fotografias coloridas e dez colagens, oito analógicas e duas digitais. Assim como a colagem, as artistas propõem um reerguer de pedaços e fragmentos para transfigurar o “Porto mais Alegre”, especialmente após esse momento difícil que a cidade passou. Parte das vendas de suas obras será doada para a entidade KsaRosa: Centro Cultural dos Catadores de Porto Alegre.  

Já Alessandra Pauletti aborda metáforas de uma jornada de autodescoberta em “Labirintos do Pensamento”, por meio de seu trabalho realizado com tinta acrílica sobre tela de algodão e aplicação de folhas douradas. As alegorias não são apenas figuras, segundo a artista, mas também um convite para acreditar nas próprias capacidades. A proposta das obras é explorar os labirintos do pensamento, antes ocultos, agora materializados em formas e cores. “Que esta exposição inspire você a explorar seus próprios labirintos do pensamento, a regar suas sementes de imaginação e a colher os frutos da sua jornada criativa”, convida Pauletti.

As exposições poderão ser conferidas até o dia 28 de setembro, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30. A Gravura Galeria de Arte está localizada na Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e as obras poderão ser adquiridas no local.

Associação Ksa Rosa

Localizada na região do 4º Distrito de Porto Alegre, a Ksa Rosa funciona como um Centro Cultural dos Catadores do Rio Grande do Sul. Tem como foco a redução de danos do ser humano e meio ambiente, com uma cultura voltada para a solidariedade, com atenção especial as pessoas com vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo uma perspectiva de formação para o trabalho e geração de renda própria. O ambiente acolhedor funciona como um centro de reciclagem, oficina de costura com resíduos da indústria têxtil, artesanato em cerâmica, sessão de cinema, debates e feiras.

SOBRE AS ARTISTAS:

LIANE NEVES Fotógrafa e Jornalista

Formada pela Escola de Comunicação, Arte e Design (FAMECOS – PUCRS), com 40 anos de carreira. Trabalhou para as maiores revistas do Brasil, como Veja e Exame. É a correspondente há 25 anos da revista Caras, no Rio Grande do Sul. Autora de três livros: A Porto Alegre de Mario Quintana, Porto Alegre – Brasil e o Guia da Lica – Porto Alegre. Possui o maior acervo fotográfico do poeta Mario Quintana.

GLADYS NEVES Arquiteta e Artista Plástica

Formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAU – UFRGS) em 1974 com Mestrado pelo Programa de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura (PROPAR/UFRGS) em 2005. É professora da Faculdade de Arquitetura da UNISINOS. Exposição Cidades & Collages (Porto Alegre, Bagé e Unisinos/SL), Rede Collage Brasil: Coletânea de collage, Workshop: Collage ao alcance das mãos, na Gravura Galeria/Poa/RS (2023).

ALESSANDRA PAULETTI Artista Visual

Realizou vários cursos independentes, entre eles o de Desenho artístico e Projetos de Criação pela Universidade de Caxias do Sul. A Artista participa de exposições coletivas e individuais desde 2013. Entre suas principais participações está: Salão internacional de arte contemporânea, Carrousel du Louvre – Paris em 2018, Leilão internacional,  Arte que Salva – Fort Lauderdale- Florida – Estados Unidos da América em 2018, VIII Salão Internacional de Artes Visuais, ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 2018,  exposições realizadas em 2020 e 2022 no Museu Casa de Portinari, Brodowski e em Porto Alegre,  na Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa, em coletiva virtual.

SERVIÇO | EXPOSIÇÕES “PORTO ALEGRE MINHA CIDADE JOIA” E “LABIRINTOS DO PENSAMENTO”, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE

Vernissage: 29 de agosto de 2024, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.

Visitação: 30/08/2024 até 28/09/2024, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre-RS

Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Instagram: gravuragaleria  

Site: www.gravuragaleria.com.br

Gravura Galeria de Arte apresenta exposição “Estado da água, estado da alma”, da artista Mary Marodin

Vernissage ocorrerá dia 30 de julho e obras poderão ser conferidas até final de agosto

Na terça-feira, dia 30 de julho, às 18h30, a Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre) promoverá a vernissage da nova exposição da galeria. A Artista Mary Marodin irá apresentar o “Estado da água, estado da alma”, sob curadoria de Ana Zavadil.

Os trabalhos de Mary Marodin permeiam diferentes linguagens, como pintura, desenho, arte têxtil, fotografia e instalação. Essa variedade, além de enriquecer a exposição, possibilita que o processo indique o caminhar entre uma e outra linguagem à procura de uma sequência de trabalhos originados a partir de procedimentos singulares. O estado da água passa a ser representado por linhas, manchas, colagens, costuras, cores e por diversos suportes, como tela, tecido, papel; já a alma se refere ao estado de espírito da artista que está em momento de transformação, trazendo a ideia de que a água purifica a alma.

De acordo com Ana Zavadil, essa proposta vai ao encontro do pensamento de Rosalind Krauss, pois ela defende a ideia do deslocamento de uma visão purista para um olhar que incorpora a hibridação, a contaminação e a relação entre linguagens. “A pintura oferece uma amplitude de possibilidades que, ao se juntar a outras linguagens (a partir de incansáveis e inusitadas experimentações), permitiu à artista inventar seu processo criativo misturando-as para criar obras de beleza delicada em que a linha gera diálogos e transições”, afirma a curadora.

Até o dia 26 de agosto, exposição estará disponível para visitação segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30, e as obras poderão ser adquiridas no local. Mais informações

SERVIÇO | Exposição “Estado da água, estado da alma” da artista Mary Marodin, sob curadoria de Ana Zavadil

Local: Gravura Galeria de Arte

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis

Vernissage: 30 de julho, terça-feira, das 18h30 às 20h30

Visitação: De 31 de julho a 26 de agosto de 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258(WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site gravuragaleria.com.br

Gravura completa 28 anos e celebra com exposição coletiva: Ensaios sobre a Beleza e a Feiura

Sob curadoria de Anaurelino Corrêa de Barros Neto, 36 artistas apresentam suas obras

Na próxima quarta-feira, dia 03 de julho, a partir das 18h, a Gravura Galeria de Arte promoverá a Vernissagem de “Ensaios sobre a Beleza e a Feiura”, sob curadoria de Anaurelino Corrêa de Barros Neto. Trata-se de uma exposição coletiva, em que 36 artistas apresentarão suas obras, e que marcará o aniversário de 28 anos da galeria.

Ao longo dos séculos, os cânones clássicos do Belo e do Feio sofreram profundas transformações, analisados e estudados no campo da História das Artes. A curadoria de Anaurelino foi inspirada nos livros “A História da Beleza” e a “A História da Feiura”, de um dos maiores pensadores do século XX, Umberto Eco, com o objetivo de exemplificar e trazer ao público reflexões sobre este tema tão atual. Pós-Graduado em Práticas Curatoriais, o Artista Visual e Arquiteto alega que cada cultura elege seus cânones estéticos, que proporcionam prazeres e critérios de Beleza e Feiura. “Tais critérios são, quase sempre, suscetíveis a mudanças, a depender do contexto histórico, sociopolítico e antropológico”, comenta, Neto.

Hoje, a tecnologia midiática, a diversidade global e a democracia do pensamento filosófico e político permitem à sociedade abraçar novos conceitos e nuances da Beleza e da Feiura. “É nesse amplo espectro de diferenças, nas oscilações entre a admiração e a repugnância, que formamos o nosso universo de julgamento estético” garante. O curador reflete se daqui a mil anos ainda teremos essas mesmas preocupações entre Belo e Feio: “Ou será que esses questionamentos e reflexões se dissolverão em um simples existir, marcado pela empatia e pelo respeito ao próximo?”.

Dentre os artistas que irão traduzir em imagens essas questões, estão: Ana Aita, Clara Pechansky, Eduardo R. Arigony, Kika Herrmann e Marília Fayh. A exposição poderá ser conferida até o dia 27 de julho, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.

Confira todos os artistas participantes:

– Adela Bálsamo Armando

– Alexandre Langer

– Ana Aita

– Andréa Steiner Barros

– Andréia Kris

– Carmem Cecília

– Clara Pechansky

– Clayton Ferreira

– Cynthia Feyh Jappur

– Denise Wichmann

– Eduardo R. Arigony

– Eliane Abreu

– Eliane Cunha

– Fátima Pinto

– Graça Craidy

– Helena Stainer

– Isabel Ferreira

– Ivana Werner

– João Iganci

– Kika Herrmann

– Laércio de Menezes

– Leonardo Kerkhoven

– Lúcio Spier

– Marília Fayh

– Mery Bavia

– Milena Julianno

– Nara Fogaça

– Ondina Pozoco

– Paulo Abenzrragh

– Rita Gil

– Sandra Lages

– Suzana Albano

– Tania Rossari

– Vani Foletto

– William K. Clavijo

– Zezé Carpena Ferreira

SERVIÇO – Exposição coletiva “Ensaios sobre a Beleza e a Feiura”, sob curadoria de Anaurelino Corrêa de Barros Neto

Local: Gravura Galeria de Arte

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis

Vernissage: 03 de julho, quarta-feira, das 18h às 20h30

Visitação: De 04 a 27 de julho de 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258(WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site gravuragaleria.com.br

Fotos: Lisa Roos

Gravura Galeria de Arte apresenta exposição ARTE SALVA

Metade do valor arrecadado com a vendas das obras será destinada aos atingidos pelas enchentes

A Gravura Galeria de Arte acredita que a arte também salva. Como forma de ajudar o Rio Grande do Sul, tão abalado e prejudicado nesse momento, lançou a exposição “ARTE SALVA!”. A iniciativa, que a princípio funcionava apenas em um ambiente virtual, agora também ocorrerá presencialmente. A partir do dia 06 de junho, obras de 50 artistas estarão expostas na Gravura (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) com descontos especiais e que terão 50% da renda revertida para ajudar os atingidos pelas chuvas no nosso Estado.

A exposição ficará aberta até o dia 29 de junho, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30. Além disso, as obras ainda poderão ser conferidas e adquiridas on-line pelo site gravuragaleria.com.br e pelo WhatsApp (51) 99718-9258.

Confira todos os artistas que compõem essa exposição:

Ana Andueza

Arminda Lopes

Biba Mattos

Carmen Vera Guimarães

Clara Pechansky

Claudia Stern

Cylene Dallegrave

Decio Bevilacqua

Erico Santos

Fabiano Gonçalves

Graça Craidy

Graça Hund

Helena B Coelho

Helena Schwalbe

Heloisa Zorzi

Henrique Amaral

Hidalgo Adams

India Filipin

Isabel Marroni

Ivan Pinheiro Machado

Jane Maria

João Carlos Bento

Joyce Chwartzmann

Larissa Scaravaglione

Leticia Demeuse

Lília Manfroi

Lou Borghetti

Lygia Vasconcellos

Magna Sperb

Marcelo Spolaor

Marcelo Zanini

Márcia Marostega

Maria Do Horto Kuhn

Marion Lunke

Paulina Eizirik

Paulo Amaral

Paulo Chiele

Rejane Karam

Renata Galbinski H

Rita Gil

Roberta Preis

Rosali Plentz

Rosamaria Feltrin

Sérgio Barcellos

Silvia Azevedo

Stella C. Courtes

Susana Luft

Tita Macedo

Velcy Soutier

Vera Charak Jany

SERVIÇO – ARTE SALVA – GRAVURA GALERIA DE ARTE

Endereço: Rua Corte Real, 647 – Petrópolis

Visitação: De 06 a 29 de junho 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Site: gravuragaleria.com.br

Instagram: @gravuragaleria

Gravura realiza exposição coletiva em homenagem ao Dia das Mães

Materno e Eterno irá apresentar obras de artistas sobre o amor maternal

O sentimento materno é tão profundo que transcende a linguagem, porém a Gravura Galeria de Arte irá tentar expressar para o público, através da arte, um pouco do que é este sentimento e está organizando uma exposição coletiva para o Dia das Mães intitulada “Materno & Eterno”. Irá reunir obras de 39 artistas convidados que relatam o amor maternal através de técnicas de pintura sobre tela, gravuras, desenhos, obras em técnica mista e esculturas de diferentes dimensões.

A abertura da exposição será no sábado, 20 de abril, das 10h30 às 12h30 na galeria de arte. Nesta exposição, haverá parceria com a Elevato Casa, loja de móveis que pertence ao Grupo Elevato, referência no mercado da construção civil, onde a mostra terá sua abertura no sábado, dia 4 de maio, das 10h30 às 12h30. Ambas as exposições irão até o sábado, 25 de maio.

Participarão da exposição os artistas Alenyr Avila, Alice Soares, Ana Andueza, Angela Ognibeni, Biba Mattos, Carmen Vera Guimarães, Clara Pechansky, Cleci Serpa, Decio Bevilacqua, Delise Henck, Elisa Zattera, Gladis Coifman, Graça Hund, Helena B. Coelho, Helena Schwalbe, Hidalgo Adams, India Filipin, Isabel Marroni, Ivan Pinheiro Machado, Ivone Rabelo, João Carlos Bento, Kika Herrmann, Lilia Manfroi, Lygia Vasconcellos, Marcelo Leal, Marcelo Spolaor, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Marilia Chartune, Marion Lunke, Ricardo Aguiar, Rosamaria Feltrin, Stella C. Courtes, Susana Luft, Tiago Gregorio, Velcy Soutier, Vera Jany, Vera Maria Hemb Becker e Victor Hugo Porto.

Para adquirir as obras da exposição Materno & Eterno 2024, visite a galeria, acesse o site ou ligue nos telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp).

SERVIÇO – Exposição coletiva “Materno & Eterno”

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Vernissage: 20 de abril, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: De 20 de abril a 25 de maio de 2024

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258(WhatsApp) ou (51) 99666-3972.

Local: Elevato Casa (Rua Carvalho Monteiro, 292-Petrópolis)

Vernissage: 04 de maio, sábado, das 10h30 às 12h30

Visitação: de 04 a 25 de maio de 2024.

Horários: De segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 16h.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte).

Fotos: Lisa Roos