Ricardo Kersting
Evento: Exposição de esculturas em mármore do Artista Ricardo Kersting
Inauguração: 8 de julho, quinta feira, das 19h às 21h
Visitação: de 8 a 31 de julho de 2010
Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Porto Alegre – Fone/fax: 33331946
gravura@gravuragaleria.com.br – www.gravuragaleria.com.br
Horário: de segundas às sextas – feiras das 9h30min às 18h30min sem fechar ao meio dia, sábados das 9h30min às 13h30min
Inspirada na mitologia grega, essa coleção ganha sua primeira exposição. Há algum tempo o tema vem sendo tratado na escultura de Ricardo Kersting. Há uma intenção de mesclar o enfoque clássico com o contemporâneo no que se refere às formas.
Quanto ao conceito, o objetivo é estabelecer uma leitura artística sobre a função da mulher na mitologia. O título “Mulheres Aladas”, não se refere exatamente aos apêndices de voo dos pássaros, por exemplo, mas sim, a uma representação da liberdade.
O conceito de liberdade está presente com muita força em toda arte grega, sobretudo na mitologia, onde ela se mostra como uma condição essencial para a felicidade do indivíduo.
O artista utilizou o mármore de Carrara e o mármore do Espírito Santo para compor esta série. “A escolha pelo mármore é decorrente ao fato da maioria das peças relativas à mitologia grega serem neste material, assim sendo, o que mais se apropria ao meu desejo de mesclar a ancestralidade ao contemporâneo”.
Nesta exposição, são representadas algumas divindades mitológicas tais como, ninfas, musas, sereias e deusas. Há uma mulher real, porém foi considerada como a décima musa. Trata-se da poetisa Safo. Alguns títulos das peças: Gláucia, Lígia, Nereida, Sêmele, Perseis, Tália e Éris.
“Não lancei mão de nomes conhecidos, exatamente para contemplar de certa forma a mulher comum, ou não endeusada, baseado no fato de que essa mulher foi a fonte inspiradora para a criação de todas as deusas da mitologia.”
Maiores informações:
Galerista Arq. Regina Galbinski Teitelbaum – 96663972
Jornalista Lúcia Fontanive – 97242777