Rosali Plentz – O que nos cerca?

O QUE NOS CERCA?

EXPOSIÇÃO DE ROSALI PLENTZ

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível ”

Leonardo da Vinci

O processo de construção do conhecimento se dá de forma articulada entre o que se vive/sente e o que é pensado/simbolizado a partir da vivência/experiência. Assim o artista vivencia, apreende suas percepções e as traduz através de imagens e da arte.

Ao se deslocar pela cidade e contemplar a vista das janelas, a artista Rosali Plentz observa a presença de redes, grades, muros, janelas e ruas. São fragmentos da cidade que promovem sua percepção de território e pertencimento. Ao observar o gradeamento das cidades, o sentimento de clausura e a necessidade de separação entre o público e o privado, frutos da insegurança presente nas grandes cidades, provoca na artista a necessidade de incorporação da sua visão particular à sua produção artística.

As obras desta exposição “ O que nos cerca?”, compõe um inventário urbano a partir da paisagem através da pintura e do desenho, fortemente marcados pela sobreposição de planos e linhas, achatamento da perspectiva, que  evidenciam os contrastes e a constante mutação da cidade e do seu fazer artístico.

Sua pesquisa estética é destacada pela modulação, pela construção geométrica e muitas vezes pela repetição da forma e do gesto. O que fica evidente é a fragmentação, onde cada parte é importante para a formação do todo. Para a elaboração de seus trabalhos, a artista fotografa ou produz desenhos rápidos da paisagem urbana, como uma forma de internalizar as imagens. Este material é abandonado para não induzir à produção de imagens figurativas. Então, deixa sua mente fluir em busca do que ficou registrado na memória. Do gesto inicial sobre o papel, Plentz desenha as primeiras estruturas para a construção das suas imagens, e posteriormente migra para outras técnicas, com o intuito de potencializar ao máximo as formas de apresentação do seu trabalho, como a pintura. Das camadas mais aguadas até a sua saturação, entremeadas pela linha e alguns elementos da gravura. Para uma melhor compreensão da construção da imagem, a artista recorre a fotografia digital onde explora seus efeitos para possíveis transposições em suas pinturas, permitindo uma melhor afinação na conclusão do seu trabalho.

“O que nos cerca?” revela, não somente as questões presentes nos grandes centros urbanos, mas uma incansável produção artística que se preocupa em esgarçar as possibilidades da pintura e do desenho, onde novos arranjos surgem e novas formas de se reinventar emergem do compromisso de Plentz com a arte.

Letícia Lau

Gravura Galeria de Arte inaugura duas novas exposições

A Gravura Galeria de Arte, inaugura, no dia 10 de novembro, duas novas exposições que integram o projeto Portas para a Arte da 13ª Bienal do Mercosul, uma delas é a de Rosali Plentz – O QUE NOS CERCA?

Em mais de 40 anos de carreira, Rosali Plentz já promoveu 15 exposições individuais, tendo recebido indicação ao Prêmio Açorianos em 2008 por sua mostra Desenhos. Além disso, fez diversos cursos de especialização em áreas como desenho, pintura, gravura, história da arte, cerâmica, design, design gráfico e estampas. Reside e mantém atelier em Porto Alegre, onde participa de exposições e projetos artísticos.

Sua principal inspiração é a paisagem Urbana, com sua linearidade, seus contrastes e sua constante mutação, Atualmente o emaranhado urbano é a linha de partida para suas obras. Foi essa referência que deu origem à exposição O QUE NOS CERCA? Ao se deslocar pela cidade e contemplar a vista das janelas, a artista observou a presença de redes, grades, muros, janelas e ruas. Ao perceber o gradeamento das cidades, o sentimento de clausura e a necessidade de separação entre o público e o privado, frutos da insegurança presente nas grandes cidades, a artista sentiu a necessidade de incorporar sua visão particular sobre o tema à sua produção artística.

Para a elaboração das obras da coletânea, ela fotografa ou produz desenhos rápidos da paisagem urbana, como uma forma de internalizar as imagens. Este material, então, é abandonado para não induzir à produção de imagens figurativas. Ela deixa sua mente fluir em busca do que ficou registrado na memória. Plentz desenha as primeiras estruturas para a construção das suas imagens, e posteriormente migra para outras técnicas, com o intuito de potencializar ao máximo as formas de apresentação do seu trabalho, como a pintura, a fotografia digital e alguns elementos da gravura.

“O QUE NOS CERCA?” revela, não somente as questões presentes nos grandes centros urbanos, mas uma incansável produção artística que se preocupa em esgarçar as possibilidades da pintura e do desenho, onde novos arranjos surgem e novas formas de se reinventar emergem do compromisso de Plentz com a arte.

As exposições COLEZZIONE SGUARDO  e  O QUE NOS CERCA?  ocuparão, respectivamente, as Sala Branca e a Sala Negra da galeria. Ambas ficam disponíveis para visitação até o dia 5 de dezembro.

SERVIÇO:

Exposições COLEZZIONE SGUARDO  de Marcelo Zanini e O QUE NOS CERCA? de Rosali Plentz.

Abertura: 10 de novembro das 18h30 às 20h30

Visitação: 10 de novembro a 05 de dezembro de 2022, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis)

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/

Fotografia: Nilton Santolin e Lisa Roos