Descrição
Escultura em alumínio Reencontro
32x16x9cm
FORMA E CONTEÚDO
As esculturas de Biba Mattos apresentam, já ao primeiro olhar, harmonia e elegância formal que nos atraem e encantam, razão pela qual alcançaram o gosto dos colecionadores. Elas são constituídas, as vezes por linhas tangíveis, gene do classicismo, outras por contornos indefinidos chegando a lhes conferir um trato escultural pictórico que as remetem a uma tênue ascendência barroca no que diz respeito a este quesito, embora sejam, formalmente, esculturas inseridas na arte atual, em que o senso estético da artista prepondera à intenção da figuração realista com síntese de volumes e descompromisso com o mundo real. E, justamente, este caminhar um pouco pela linearidade clássica, um pouco pelo barroco, e muito pela intuição auto didática é que torna a sua escultura única, com estilo bem pessoal.
Biba Mattos consegue, com maestria, conferir uma linguagem subjacente em seu trabalho para transmitir ao espectador o seu sentimento no momento da criação. E aqui está o que há de mais admirável na sua obra. A sua escultura não é apenas um objeto bonito. Há uma ideia, um pensamento anterior da autora que a originou. E este pensamento não é adstrito apenas a sua forma. Aliás, todo o objeto feito pela mão humana, desde o mais singelo até a mais elaborada obra de arte, tem por trás dele um pensamento, uma intenção. É o que diferencia a obra humana da obra da natureza, como disse Heguel. O pensamento de Biba Mattos vai além da ideia da concepção: chega à subjetividade da manifestação da alma. É a concretização de um sentimento, bem como intencionava Rodin. Arte verdadeira! Forma com conteúdo! Cada escultura dela nos fala. Nos insinua, com sua muda linguagem, o sentimento da artista. E, assim, encerra o admirável ciclo que só a verdadeira obra de arte é capaz: a interação entre autor e espectador que sente o que o artista sentiu.
Por estas razões e acrescido da elegância formal, as esculturas de Biba Mattos são consagradas a ponto de serem solicitadas para troféus em vários seguimentos empresariais e culturais. Um troféu carrega em si sempre o elemento subjetivo da intenção aplicada ao seu fim. Além de tudo, as esculturas de Biba Mattos irradiam otimismo, ingrediente tão necessário nos dias de hoje.
Erico Santos, 20 de outubro de 2020.